2007/04/30

O riso nas estratégias de apoio ao emprego


A presença e actuação de um palhaço num Centro de Emprego da região de Namur, na Bélgica,(Maison de l´Emploi de Philippeville) em apoio a desempregados locais, esteve na origem de reacções acaloradas e críticas da parte de um deputado do Partido Reformador (liberal) no parlamento da Wallonie.

Para alguns especialistas e para a Ministra do Emprego da Wallonie, Marie Arena(PS), esta questão deve ser tratada com alguma abertura "Há pessoas que se encontram numa situação psicológica que exige uma verdadeira reconstrução da auto-confiança. Se um método baseado nos aspectos lúdicos funciona, porque que não há-de ser utilizado?"

Importa referir que desta experiência das 47 pessoas que participaram na acção de formação com o citado palhaço, 4 reencontraram um emprego e 20 insctreveram-se acções de requalificação profissional.

O Forem, organismo que gére os serviços públicos de emprego da Bélgica, mantém o interesse na experimentação de actuações neste registo da melhoria das condições individuais de acesso ao emprego partindo, em primeira instância, do estado de espírito dos próprios desempregados.