2007/06/05

Aldeias Vivas procuram caminho da sustentabilidade


Salzedas, no concelho de Tarouca, recebeu no passado sábado representantes de aldeias do Douro Vinhateiro e da Terra Quente Transmontana que querem mostrar que estão vivas, dando a conhecer os seus projectos de micronegócios e actuações artísticas populares. Organizado pela Associação Nacional de Oficinas de Projectos (ANOP), o I Fórum das Aldeias Vivas contou com a presença de Provesende, Favaios, Trevões, Ucanha e Barcos, dos concelhos de Sabrosa, Alijó, S. João da Pesqueira, Tarouca e Tabuaço (do Douro Vinhateiro), e Chacim, Vale Salgueiro, Vilarelhos, Freixiel, Vilas Boas, Sambade, Santa Combinha, Pombal de Ansiães, Podence e Frechas, dos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães (da Terra Quente Transmontana).

O Conselho das Aldeias que reuniu durante o evento (agrupando representantes das juntas de freguesia e uma mulher e um homem de cada aldeia participante) optou por realizar o 2º Fórum Interaldeias de 2008 em Frechas, na Terra Quente Transmontana.

Oitenta e três projectos de micronegócios foram expostos como resultado do primeiro ciclo do programa, estando prevista a constituição de um Gabinete de Apoio aos Projectos que funcionará em Mirandela e que articulará os promotores das iniciativas locais com os sitemas de financiamento e de microcrédito.

Exista ainda a forte expectativa para a continuidade de funcionamento das Aprenditecas (Espaços Abertos de Aprendizagem) que funcionaram nas Juntas de Feguesia e que agora precisam de novos apoios para assegurarem a actividade de Comunidade Aprendente que a ANOP incentivou ao longo do último ano.