2009/02/03

Salão dos empreendedores em Paris é já nos dias 4 e 5 de Fevereiro




No Palácio dos Congressos de Paris vai ter lugar, nos próximos dias 4 e 5 de Fevereiro, o Salão dos Empreendedores 2009 que este ano contará com mais de 170 conferências e ateliês e 180 expositores.


O tema do estatuto do Autoempreendedor estará particularmente presente jtendo em conta que desde Janeiro 2009 entrou em vigor esta nova modalidade simplificada de exercer uma actividade empresarial. O Secretário de Estado Hervé Novelli estará presente e interagirá com os participantes. Também a abordagem à Inovação estará na primeira linha com os Encontros da Inovação e das empresas de Crescimento.


À disposição dos visitantes encontra-se a Fábrica uma área com uma dezena de grandes Redes de Apoio à criação de empresas (entre as quais se encontram as Boutiques de Gestion, parceiras de longa data da ANOP).


Este ano ainda três temas especiais: empreendedorismo feminino, emprendedorismo social e fábrica de ideias.


Em Portugal continuamos a aguardar que condições mais independentes (e complementares) da Administração Central sejam acessíveis para apoiar a criação de novas actividades.


Torna-se imperioso que as redes de suporte ao financiamento público sejam responsabilizadas mas também assumidas pelas entidades finaciadoras como parceiras e consequentemente assumam maior autonomia na sua acção de apoio aos criadores de empresas e de outras actividades que contribuem para para o desenvolvimento económico e social.




Carlos Ribeiro