2010/04/02

O que vai acontecer aos apoios para a educação de adultos a nível europeu?

Adult Education in Europe: News and information service
Marsh 2010 No 1




European InfoNet Adult Education
Adult Education in Europe: News and information service
Marsh 2010 No 1

“Juventude em Movimento” vai surgir como iniciativa global para a educação
“Juventude em Movimento” é o nome da mais recente inciativa que serve de bandeira ao Presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso que a apresentou oficialmente no passado dia 3 de Março.
Esta nova iniciativa global que deveria soar de forma positiva aos ouvidos de todos surge no entanto como fortemente controversa aos olhos de quem esteve até agora envolvido nas questões da educação na Europa (Lifelong Learning Programme). Ler mais


As parcerias Comenius entre escolas europeias e os intercâmbios  Erasmus entre estabelecimentos do ensino superior constituem os domínios  com maior notoriedade  do anterior programa “Aprendizagem ao Longo da Vida “ (2007 – 2013, 6,97 bilhões de euros). Para além dos dois mencionados existe o “Leonardo”, nas áreas da educação e formação profissional e enfim o”Grundtvig” (229 milhões de euros), o mais pequeno de todos, sendo que ambos apoiam uma elevada diversidade de projectos, de mobilidade, seminários e parcerias nas áreas da educação. Receia-se desta forma que esta nova denominação “Jovens em Movimento” se imponha e que , em contrapartida, o Grundtvig desapareça pura e simplesmente.
“Jovens em Movimento” integra-se na estratégia “Europa 2020” que foi apresentada por Barroso no dia 3 de Março visando substituir a anterior  Estratégia de Lisboa. Sete “Iniciativas Orientadoras” estão previstas sendo uma delas a denominada “Juventude em Movimento- promoção da qualidade e atractividade das instituições do ensino supeior através do apoio à mobilidade dos estudantes e dos jovens profissionais qualificados. O objectivo da iniciativa é concreto e visa “melhorar o desempenho e a capacidade de atracção internacional de instituições de ensino superior da Europa e elevar a qualidade geral de todos os níveis de educação e formação na UE, combinando excelência e equidade, promovendo a mobilidade dos alunos e formandos, e melhorar a situação do emprego dos jovens ".
Assim, deve haver uma expansão e articulação dos programas de mobilidade como o Erasmus, Tempus ou Marie Curie, uma extensão do anterior programa de modernização das instituições de ensino superior, a promoção do reconhecimento da aprendizagem não-formal e informal, bem como a introdução de um programa, que visa permitir que os jovens desempregados com melhores oportunidades de emprego através da experiência profissional no exterior (estágios, por exemplo).
Desde logo na própria denominação do programa deixou de ser possível identificar  referências à educação  de adultos e nas propostas para a sua implementação, esta área de actuação, tal como o conceito de "Aprendizagem ao Longo da Vida", desapareceram. Será que isto significa a iminência do fim dos apoios à  educação de adultos a nível europeu?
"Nós não queremos eliminar nenhuma das iniciativas já existentes", garantiu Dennis Abbott, porta-voz da Direcção-Geral da Educação, Cultura e Multilinguismo e Juventude da Comissão Europeia. Além disso, o programa muito bem sucedido “Aprendizagem ao Longo da Vida” incluindo o Grundtvig, não deve ser substituído pelo "Youth on the Move". O novo conceito deve ser entendido como uma estratégia global e abrangente e considerado num quadro de medidas de complementaridade. A Direcção-Geral anunciou um documento preliminar de acompanhamento para junho.
Para Doris Pack, presidente da Comissão da Cultura e da Educação no Parlamento Europeu, os apoios à  educação de adultos a nível europeu não só devem permanecer na sua forma anterior, como ainda devem ser melhorados no plano financeiro e logístico. Estas afirmações foram proferidas no final de Janeiro passado numa conferência da UE sobre o programa Grundtvig.
A organização de cúpula da educação de adultos a nível europeu, a AEEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos,  também vê o Programa "Juventude em Movimento" com algum cepticismo e, ao mesmo tempo, sublinha a importância dos programas existentes. "O plano de acção para a aprendizagem ao longo da vida e o programa Grundtvig têm mostrado que a UE atribui grande importância à educação de adultos. Ambas as iniciativas tiveram uma influência positiva sobre as políticas e estratégias de muitos estados membros ", disse o presidente da AEEA Sue Waddington. A AEEA vai exortar o Parlamento Europeu e a Comissão a apoiarem estes programas ao longo da próxima década.
Histórico
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O programa Grundtvig funicona há uma década. Até agora, 670 projectos transnacionais e redes com 4.000 parceiros e cerca de 1.500 parcerias de aprendizagem com 7000 participantes foram apoiados. Ele dirige-se principalmente a instituições e aos trabalhadores da educação de adultos com o objectivo de melhorar a cooperação europeia e desenvolver projectos inovadores. O orçamento para 2010 é de 61.974 milhões de euros.

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A European InfoNet Adult Education é uma rede de informação de 30 parceiros na Europa. 27 Correspondentes de 22 países europeus escrevem para InfoNet Ela publica um boletim informativo "Infoletter" e fornece uma Base de Dados online de artigos (www.infonet ae.eu). InfoNet é patrocinada como rede no âmbito do Grundtvig -Programa da Aprendizagem ao Longo da Vida.




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