2010/05/07

ANIMAR ACOMPANHA COMISSÃO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS NO CONTACTO DOS DEPUTADOS COM REGIÕES DO PAÍS

Numa primeira incursão os parlamentares dos 5 partidos que integram a Comissão da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas visitaram a Região de Lafões e Castro Daire. Realizaram uma sessão pública no Cineteatro de S. Pedro do Sul e visitaram vários projectos e intervenções de qualidade da agricultura  local tais como a Cooperativa Ventosa Artesanal, as plantas aromáticas e medicinais de Ervital em Vila Maior, a actividade em Covas do Monte, o projecto Criar Raízes, as entidades gestoras das ZIF (Zonas de intervenção Florestal).
Numa segunda jornada visitaram o Douro, com a Casa do Douro como referência central e deslocaram-se a Lamego onde se realizou uma sessão pública no Salão Nobre da Câmara Municipal com agricultores, vitivinicultores e produtores de leite.
Numa sessão pública na Câmara da Régua com as cooperativas e organizações profissionais da região os deputados ouviram as reclamações das entidades locais em matéria de gestão do PRODER e dos apoios às cooperativas. Neste domínio a ANIMAR, representada por Carlos Ribeiro, sugeriu uma maior cooperação entre as cooperativas do sector do vinho e as organizações do desenvolvimento local, tendo proposto uma interacção mais forte em trono da gestão do futuro PADES que diz respeito a todas as organizações da economia social.