2011/06/10

Repórteres Sociais: uma nova linha de actuação e de promoção da participação

Na Alemanha, em Dingden - Hamminkeln, no quadro da Conferência Anual da Rede INFONET realizada na Akademie Klausenhof teve lugar um Workshop sobre REPÓRTERES SOCIAIS procurando estabelecer pontes entre este conceito recente de intervenção e de comunicação muito aberto, orientado para a participação e para a promoção da diversidade e a abordagem mais tradicional do jornalismo, neste caso a actividade jornalística no âmbito da INFONET que por via da sua especialização no domínio da educação de adultos e da sua estruturação numa rede de correspondentes não pode ser considerada uma forma clássica de praticar um jornalismo convencional.
Um grupo temático composto pelos correspondentes da Dinamarca, da Holanda, da Sérvia, da Letónia, da Irlanda do Norte, da Roménia e da Hungria trabalhou de forma mais fina o conceito e estabeleceu alguns objectivos para acções futuras de cobertura de eventos, como foi o caso da Conferência na qual estavam a participar.
Numa primeira exploração colectiva procurou-se clarificar o significado da denominação repórter social e sobretudo houve a preocupação de visitar alguns casos e exemplos que pudessem fornecer uma visão prática e operacional do conceito.
Foi realizado um percurso exploratório em torno das seguintes interrogações: o que é? porque se justifica? para quê? como é desenvolvido? que resultados podem ser esperados?
No final foi realizado um plano de cobertura do próprio evento pelos participantes no Grupo Temático tendo sido elaborado um plano que previa entre outras coisas entrevistas aos organizadores, recolha de declarações dos participantes, organização do albúm de fotografias do evento e outras actividades cuja finalidade consistiu em envolver os diversos protagonistas na produção do próprio relato e auto-avaliação do acontecimento.
O workshop foi organizado com a minha mediação e dinamização tendo no final apresentado alguns apontamentos já disponíveis nas diversas ferramentas web 2.0 (youtube, twitter, blogs, etc) sobre o evento com a recolha de imagens realizada ao longo da primeira jornada. Foi assim possível exercer um primeiro olhar crítico sobre a actividade desenvolvida e a desenvolver.
Outras iniciativas nesta área serão concretizadas no âmbito da Rede Infonet que procura adaptar-se às novas condições de actuação e de desenvolvimento de uma acção fundamental na informação e comunicação relacionada com a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida.

Carlos Ribeiro