2012/03/20

Jornada de Programa Aberto no Mulher Iniciativa


O PROGRAMA POWER PAC – MULHER INICIATIVA

Um programa de apoio a projectos de mulheres cuja característica principal é a auto-mobilização dos recursos por parte de cada uma das participantes em torno de acções e  iniciativas de âmbito colectivo e individual que estão orientadas para um desenvolvimento do “poder de agir” (empowerment) e de um  envolvimento que progressivamente se transforma em apropriação do Programa evoluindo  gradativamente da mera participação à co-gestão.
O objecto do percurso realizado no Programa é o Projecto de Vida e a construção peculiar de cada itinerário realiza-se casuisticamente em torno de temas tão diversos como a saúde, o emprego, a família, a cidadania activa, entre outros. As participantes no programa assumem diversos papéis, incluindo o de animadoras de iniciativas e acções dirigidas às restantes e ainda de membros de grupos informais que se constituem para além das fronteiras específicas do programa formal.
As experiências anteriores ocorridas em França nos últimos anos são a plataforma – base para este processo de transferência de inovação que envolve outros países como a Irlanda, a Suécia, a Itália, a Suíça e claro Portugal.
O espaço sócio-territorial actual do projecto em Lisboa situa-se basicamente na Madragoa sendo dinamizado no quadro já muito estruturado por iniciativas do Centro Interculturacidade e da Junta de Freguesia de Santos-o-Velho.



A JORNADA  PROGRAMA ABERTO
OBJECTIVOS
Sistematizar a experiência em curso envolvendo diversos olhares e perspectivas e confrontando de forma positiva metodologias, técnicas e ferramentas de intervenção neste domínio específico dos programas dirigidos a mulheres
Projectar a fase final do programa numa estratégia de co-construção e de partilha, promovendo um acompanhamento critico de instituições, de pares e de beneficiária(o)s.

METODOLOGIA
Serão sobretudo utilizadas dinâmicas “open space” sendo objectivo central a participação activa e a construção de um ambiente informalidade produtiva.

MOMENTOS PRÉ ESTABELECIDOS
1.     Os espaços livres do programa

A partir e a pretexto do acolhimento no Museu das Comunicações será apresentada uma perspectiva aberta para os espaços do Programa sobretudo na sua relação com a acção Do Museu ao Bairro – Cristina Weber – Directora do Museu

2.  Programas e experiências em curso

Programas em curso e experiências relevantes a nível local e nacional. Que elementos críticos podem ser destacados nos programas de apoio a mulheres. O que é que funciona bem e o que funciona menos bem? Síntese e desafios - CIG Comissão para a Cidadania e Igualdade de  Género – Fátima Duarte.

3.  O programa –base a nível europeu

Os pressupostos, os valores, as metodologias e as acções de referência do Programa – Base concebido pelo CIBC de Nîmes, Lozère et Herault – Caixa de Mitos – Carlos Ribeiro.



4.  A experiência na Madragoa

Que adaptação foi realizada do Programa – base para a experimentação em curso na Madragoa? Quais são os pontos críticos, o valor acrescentado e a margem de progressão identificados? Equipa de Animação e Mulheres participantes no Programa Mulher Iniciativa

5.  Redes locais de mulheres e novas experiências
Como podem ser estabelecidas, desde já,  Redes Locais de Mulheres Inter-programas? Como podem ser agregadas experiências e situar o território como plataforma estruturante das acções (flexibilidade de comunicação, de participação de co-gestão). Colectivo da sessão

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O PROGRAMA