2012/08/29

CONFERÊNCIA DE BONA VAI ALERTAR AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS E OS GOVERNOS NACIONAIS PARA A EVOLUÇÃO GRAVOSA DOS NÍVEIS DE LITERACIA NA EUROPA



EUR-ALHA ADULTOS APRENDENTES

Dar mais poder aos adultos aprendentes da educação – formação  e favorecer a sua auto-organização serão as orientações de marca do encontro  que se realiza no dia 4 de Setembro na Alemanha.
Ninguém fica para trás, esta foi a promessa da Europa Social quando surgiu de forma incontornável a Sociedade do Conhecimento como desafio colectivo. A perspectiva de uma sociedade fragmentada pelos níveis de educação, conhecimento, literacia e analfabetismo seria incompatível com o próprio projecto europeu, integrador e solidário.
Mas os dados oficiais revelam o contrario e as tendências são francamente ameaçadoras da coesão social tão apregoada.
73 milhões de adultos da UE são pouco qualificados e os resultados do último inquérito PISA revela que na União Europeia um jovem em cada cinco, com idade de 15 anos, não consegue ler de forma adequada.
Em Portugal os cerca de um milhão de analfabetos e os baixos níveis de literacia (no Estudo Nacional de Literacia afirma-se “ a maior parte dos inquiridos situa-se em níveis de literacia baixos ou muito baixos, sendo bastante reduzidas as percentagens correspondentes aos níveis superiores de literacia. No Nível 0 situam-se 10,3% dos inquiridos,  cujo posicionamento revela a incapacidade de resolver correctamente qualquer das tarefas. Os Níveis 1 e 2 englobam as maiores percentagens (37,0% e 32,1%, respectivamente). Finalmente, no Nível 3 localiza-se 12,7% da população e no Nível 4 surge apenas 7,9%.) colocam a necessidade de politicas activas  que favoreçam uma inversão desta situação extremamente negativa para a vida quotidiana de milhares de cidadãos portugueses e ainda para o desenvolvimento do pais nas vertentes económicas, culturais e sociais.
NA CONFERÊNCIA DE BONA SERÁ APRESENTADO O MANIFESTO DOS ADULTOS APRENDENTES QUE COLOCA A QUESTÃO CRUCIAL DA VOZ ACTIVA DOS CIDADÃOS NOS ASSUNTOS QUE LHES DIZEM RESPEITO
O manifesto foi desenvolvido pelos adultos aprendentes no seu Comité Científico, com o contributo de todos os que participaram nas Oficinas a nível europeu e/ou que foram consultados nos respectivos países. Ele foi redigido:
• Para apoiar e provocar mudanças;
• Para reforçar, junto dos adultos aprendentes,  o valor das aprendizagens e enaltecer o direito de aprender e de terem uma voz colectiva;
• Informar os políticos e todos aqueles que lidam com as necessidades relacionadas com a alfabetização;
• Para "educar" os empregadores  sobre o papel dos adultos aprendentes  no combate à descriminação e na melhoria das qualificações;
• Para educar o público em geral sobre as necessidades de alfabetização e favorecer uma mudança de atitude.

CAIXA DE MITOS E CENTRO INTERCULTURACIDADE, PARCEIROS DESTE PROJECTO EUROPEU E DA REDE EUR-ALPHA DEFENDEM PLANOS CONCELHIOS DE MELHORIA DA LITERACIA E ACÇÕES SISTEMÁTICAS DE “ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL” A SEREM IMPLEMENTADOS NO ÂMBITO DAS REDES SOCIAIS.
A Caixa de Mitos que dinamiza o espaço colectivo http://alphaglobal.wikispaces.com e que apresentou uma proposta de constituição de uma Comunidade de Prática Europeia sobre os temas da alfabetização e literacia preconiza uma metodologia de educação-acção que visa associar aos programas de intervenção social em funcionamento mecanismos de aprendizagem que facilitem a melhoria dos níveis de literacia e alfabetização de todos aqueles que participam em acções relacionadas com o desenvolvimento social.
O Centro Interculturacidade que promove a partir da sua base em Lisboa http://interculturacidade.wordpress.com/ iniciativas visando o encontro interculturas defende uma generalização das dinâmicas interculturais ao ponto de se constituírem como regulares e sistemáticas nos espaços públicos de todos os concelhos a nível nacional (a começar pelas escolas, pelas associações locais e pelos equipamentos culturais).
Na Conferencia de Bona participarão representantes dos diversos países europeus estando a representação de Portugal assegurada por Eunice Macedo do  Instituto Paulo Freire de Portugal  www.ipfp.pt e por Carlos Ribeiro da Caixa de Mitos /ACI – Centro Interculturalidade.
A actividade da Rede EUR-ALPHA nos últimos 3 anos foi co-financiada pelo SubPrograma GRUNDTVIG do Programa APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA (Financiamento da União Europeia) e teve como entidade coordenadora a Lire et Ècrire da Bélgica, envolvendo 12 países, dos quais Portugal.e 16 parceiros.

Lisboa, 29 de Agosto 2012
Caixa de Mitos