2013/05/01

Oficinas Ecosol: acção empreendedora de desempregados nas freguesias



Porque é tão importante instalar Oficinas Ecosol nas freguesias?

Muitas pessoas e famílias desempregadas precisam de encontrar soluções para obter algum rendimento que resulte de actividades económicas;
-       uma possibilidade a ser trabalhada é a realização simultânea de várias actividades (produção, serviços) organizadas numa base colectiva a nível local;
-       fala-se muito de empreendedorismo mas a criação do próprio negócio, para quem tem poucos recursos materiais, não é uma solução nem óbvia nem muitas vezes a mais adequada...
-       é preciso arregaçar as mangas, estimular a audácia e a combatividade, mas ter noção que o processo deve ser realizado passo a passo e com um forte apoio entre pares e por animadores qualificados;
-       a dimensão local, a proximidade é essencial para um bom funcionamento em dinâmica de Oficina de Projectos, ou seja ser uma plataforma de trabalho e de cooperação, na qual cada um vem buscar o que precisa e aproveita para ajudar e ser ajudado;
-       a Oficina Ecosol funciona se a parceria local for entusiasta do apoio aos desempregados numa base não – assistencialista, ou seja viabilizando soluções de Inclusão pela Economia, fomentando a autonomia e o empowerment dos adultos e promovendo o desenvolvimento da economia local, de proximidade e solidária.

Oficina EcoSol: um dispositivo de auto – organização de desempregados que apoia o teste de actividades profissionais com potencial económico e que facilita o arranque faseado de projectos de pluriactividade (combinação de produção caseira com realização de serviços de proximidade).
O objectivo imediato e pragmático é criar condições para a obtenção de um RENDIMENTO associado a estratégias de sobrevivência.
O objectivo a médio prazo é viabilizar, por via de uma estratégia de pequenos passos, micro negócios locais orientados pelos valores da economia solidária.
Na base dos projectos encontram-se as competências individuais e colectivas dos participantes e a  economia local, com a suas  necessidades e as suas potencialidades.
O ponto de partida situa-se do lado da angariação de oportunidades locais e da constituição de agrupamentos de compradores. Invertendo a lógica, privilegiando a procura em detrimento de projectos que se estruturam pela ideia e pelo capital disponível, pela oferta.
As actividades a serem dinamizadas no mercado local serão valorizadas por processos de valor acrescentado relacionados com o Marketing, o Design, o Comercio Electrónico a serem incorporados nos produtos e serviços através de um LabLocal.

 
RSC - Reconhecimento Social de Competências
Processo de trabalho individual com cada participante do programa sobre uma competência profissional relevante que proporcionará uma Validação informal de Competências por agentes profissionais do território.
Trata-se de um processo de valorização da pessoa e das suas potencialidades que abrem caminho para um pequeno projecto individual a ser desenvolvido passo a passo com a colaboração dos colegas da Oficina Ecosol.