2013/12/20

Workshops com empresários do Dão promovem TIC de nova vaga e trabalho em rede





1.    O ciclo de workshops sobre Novas Tecnologias, Novos Negócios levado a efeito em Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Aguiar da Beira pela ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão e pela AEM – Associação Empresarial de Mangualde, com a Assistência Técnica da Lopes Garcia Consultores e a colaboração dos municípios das localidades acolhedoras, constituiu uma experiência inovadora de elevado valor acrescentado para as empresas da Região. Ao longo dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2013 foi colocada com sucesso na ordem do dia das empresas e de outras organizações locais a questão estratégica da adopção das tecnologias de informação e comunicação de nova vaga como ferramenta fundamental da competitividade e do desenvolvimento territorial sustentável.
2.     As sessões públicas foram marcadas  por uma significativa diversidade e  heterogeneidade no que concerne a ocupação profissional, a faixa etária e o nível de relação dos participantes com as tecnologias de Informação e comunicação de nova vaga. Os debates realizados revelaram a pertinência e a oportunidade do tema central dos encontros tendo sido notório o interesse revelado pelos aspectos operacionais na utilização de várias ferramentas apresentadas.
3.     Cinco workshops iniciais (Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Aguiar da Beira) foram de informação, sensibilização e de debate e um Fórum de disseminação realizado no final do ciclo (Nelas) serviu de palco para a apresentação de conclusões e de resultados do levantamento efectuado junto das empresas sobre a utilização das TIC nas PMEs. O conjunto das sessões contou com a presença de 159 representantes de empresas ou de outras organizações.
4.     Dos debates realizados foram produzidas alguma recomendações para o próximo quadro de programação dos fundos europeus, foram adiantadas algumas propostas para o uso das TIC em espaços públicos e sugeridas iniciativas de cooperação entre as empresas e as organizações da Região visando uma melhoria do ambiente tecnológico no território.
5.     A participação dos municípios nas sessões, representados na maioria dos casos pelo próprio Presidente ou Vice-Presidente da Câmara Municipal , introduziram uma relevância aos eventos com efeitos na sua notoriedade e ainda nas abordagens mais locais de alguns problemas ou desafios. Desta participação também ganharam relevo as propostas de cooperação local com o apoio das próprias autarquias.

6.     Sinalize-se que a média de utilizadores das novas tecnologias de informação e comunicação de nova vaga na região do Dão situa-se aquém da média nacional, sendo necessário impulsionar nos próximos anos a sua utilização de forma mais intensa e mais qualificada.
7.     Foi proposta a constituição de uma Comunidade de Prática que possa vir a reunir os interessados pelos temas das TICs aplicadas ao desenvolvimento quer das empresas quer das restantes organizações nos cinco concelhos da Zona de Intervenção da ADD.
8.     No Fórum de encerramento, realizado em Nelas, foi adiantada pelos organizadores, a possibilidade de iniciativas do género poderem ocorrer em 2014 no âmbito da informação a ser prestada às empresas  e às outras organizações sobre o futuro quadro de apoio denominada Portugal 2020.
9.     Apresentando um balanço global positivo, este processo em torno da utilização actual e futura das TIC de nova vaga nas organizações locais, com destaque para as empresas, serviu ainda para reforçar o espírito de cooperação entre as instituições de maior destaque do território, melhorando por esta via as próprias condições da governação interinstitucional na Região do Dão.