2009/03/03

CEARTE - SIADAP+

A Oficina dos Itinerários desenvolveu uma intervenção no CEARTE visando uma adaptação dos objectivos e mecanismos de aplicação do SIADAP a uma gestão por objectivos orientada pela visão da gestão pelas competências.
"O Sistema Integrado de Avaliação e Gestão do Desempenho (SIAGD) do CEARTE resulta da adaptação do SIADAP e enquadra-se no âmbito do Sistema Integrado de Gestão das Pessoas pelas Competências e constitui uma das ferramentas deste Sistema.
Pretende-se que a gestão do desempenho seja instrumento fundamental na promoção de uma cultura de mérito, orientada para objectivos e para resultados, desenvolvimento e motivação dos funcionários e melhoria dos resultados do CEARTE prestados pelo CEARTE.
Com este Sistema o CEARTE pretende conhecer e reconhecer o desempenho profissional e a produtividade dos seus trabalhadores, bem como diagnosticar os pontos fortes e as necessidades de desenvolvimento, a fim de promover o crescimento endogenamente sustentado das pessoas, das equipas e de toda a organização.
Trata-se de um Sistema aberto e acessível a todos, que se centra em valores como transparência, comunicação, disciplina, objectividade de critérios e rigor.
Pretende-se, com este Sistema, que cada colaborador do CEARTE seja um participante activo e responsável pelo estabelecimento dos seus objectivos de desempenho, e pelo desenvolvimento das suas competências profissionais e pessoais. Ao garantir que cada um conhece claramente o que se espera de si e o modo como os resultados vão ser avaliados, dá-se a cada pessoa a possibilidade de gerir as suas acções no sentido de alcançar os objectivos pessoais e da organização.
Do mesmo modo, pretende-se apoiar as decisões da gestão em matéria de recursos humanos, no sentido de garantir que são alcançados os objectivos organizacionais, ajustando os interesses e objectivos individuais dos trabalhadores aos do Centro e às suas estratégias.
O sistema assenta numa concepção de gestão do CEARTE centrada em objectivos. Neste sentido, na avaliação do Centro, dos dirigentes e demais trabalhadores assumem um papel central os resultados obtidos em relação aos objectivos previamente fixados. Os resultados são medidos mediante indicadores previamente fixados que permitam, entre outros, a transparência e imparcialidade e a prevenção da discricionariedade".
Estas foram as referências de partida estabelecidas com o CEARTE e que moldaram a base de intervenção dinamizada pela Oficina dos Intinerários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário