2009/07/08

Migration and the crisis

Com a crise, a fragilidade dos postos de trabalho dos imigrantes tornou-se ainda maior. São os primeiros a sofrer as consequências em matéria de despedimento e de barreiras à reinserção profissional.
A criação de actividades autónomas pode ser um caminho a explorar mas tendo em conta as dificuldades globais dos mercados e da economia.
A OCDE publicou recentemente o seu estudo anual "International Migration Outlook" e afirma que a taxa de desemprego entre os imigrantes em Portugal cresceu para 12, 6%nos três primeiros meses do ano.
O Projecto EQM - Entreprendre Quand Même, uma iniciativa transnacional das acções inovadoras da Transnacionalidade francesa (La France s´Engage en Europe) reúne parceiros franceses, gregos e portugueses (a Anop) e tem por objectivos produzir ferramentas de apoio aos criadores de microempresas sabndo-se das dificuldades em muitos países que os imigrantes conhecem para atingir este objectivo de auto-emprego.
Realizou-se em finais de Junho a reunião de Atenas do Grupo de Trabalho Transnacional e foram levadas a efeito encontros com profissionais, desiganadamente com a Câmara de Comércio e Indústria Franco- Helénica.