2009/10/08

Seminário no Rio de Janeiro debate políticas para populações tradicionais com presença portuguesa




No quadro da parceria firmada recentemente com a organização brasileira Instituto Raízes da Tradição, a ETNIIA  www.etnia.org.pt participa em 9 e 10 de Outubro, no Rio de Janeiro, no  I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Populações Tradicionais uma comunicação a apresentar no painel sobre partilha de experiências e perspectivas em diferentes países e contextos

 Pretende-se, com esta participação, conhecer melhor a experiência e as dinâmicas de participação e co-decisão cidadã na construção e aplicação de políticas públicas no Brasil , visando possíveis desdobramentos e interacções em Portugal e em outros países lusófonos em que mantemos acordos e projectos.

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), por meio do GT Juventude e Povos e Comunidades Tradicionais, realiza, no próximo dia 9 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Populações Tradicionais. Sob a coordenação do Instituto Raízes da Tradição e apoio da Secretaria Nacional de Juventude, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Sebrae, o evento vai reunir representantes das comunidades e povos tradicionais, do poder público e da sociedade civil, além de acadêmicos e especialistas sobre o tema. O secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, participará do debate “ Políticas Públicas de Comunidades e Povos Tradicionais e de Juventude”, que acontece às 13h.

O Seminário vai permitir uma discussão aprofundada das questões levantadas durante a 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em Brasília, em abril de 2008. O debate servirá também de base para a II Consulta Nacional aos Povos e Comunidades  Tradicionais, previsto para ocorrer durante a VI Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, que acontecerá em São Paulo no próximo ano. A I Consulta Nacional aos Povos Tradicionais foi uma das etapas eletivas da Conferência Nacional de Juventude, quando jovens quilombolas, indígenas, ciganos, pomeranos, das comunidades de terreiro e outros puderam se manifestar, discutindo e apresentando propostas para as questões específicas dessas juventudes.
Na próxima sexta-feira o seminário vai reunir também sertanejos, extrativistas, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu e outros segmentos que também buscam o reconhecimento e a inclusão definitiva de suas demandas na agenda das políticas públicas.
Local e Data: Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2009

Centro de Referência do Artesanato Brasileiro - Sebrae
Praça Tiradentes, nº 71 - Centro- Rio de Janeiro, RJ
Sexta - Feira - 09 de Outubro de 2009
13h - Mesa Redonda: Políticas Públicas de Comunidades e Povos Tradicionais e de Juventude

Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, Coordenador da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude; representante do governo do estado do RJ; representante da Prefeitura do RJ ; representante do Conjuve; representante dos Ministérios da Cultura; Desenvolvimento Agrário; MDS e Sebrae.
15h - Mesa Redonda: Compartilhando Experiências de Políticas Públicas de Juventude e de Comunidades e Povos Tradicionais no setor Privado e no Setor Público - no Brasil e no mundo.
Universidade Nacional Autônoma do México,  Cidade do México; Instituto de Investigações Sociais; Instituto Etnia - Cultura e Desenvolvimento, de Lisboa/Portugal; representante da Petrobrás; e Fundação Vale.
Mediação: Diretora - Presidente do Instituto Raízes da Tradição, Ana Paula Jones.
Apresentações Artísticas dos Grupos de Comunidades e Povos Tradicionais na VI Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo na Marina da Glória, Aterro do Flamengo

16h - Quebradeiras de Coco de Babaçu - (da Bahia)
17h - Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança - (Pernambuco)
19h - Boi de Maracanã - (Maranhão)
23h - Cortejo dos Grupos de Comunidades e Povos Tradicionais com Nana Vasconcellos na Lapa: Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife - PE, Boi de Maracanã - MA e Rio Maracatu- RJ
(*programação sujeita a confirmação)
Mais Informações - Instituto Raízes da Tradição
www.raizesdatradicao.com.br