2010/01/14

Orçamento Participativo (OP) Portugal


O Portal IGOV divulga o Orçamento Participativo num artigo que destaca a parceria de desenvolvimento liderada pela associação IN LOCO (S. Brás de Alportel) e valoriza a metodologia aplicada em várias áreas territoriais do país.
"Tornar os cidadãos mais interventivos na vida dos seus concelho é um dos objectivos do projecto Orçamento Participativo (OP) Portugal.

Desenvolvido em Portugal pela associação In Loco, em parceria com o Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), com as câmaras municipais de Palmela e de São Brás de Alportel e com a Junta de Freguesia de Carnide, o projecto tem vindo a conhecer grandes desenvolvimentos.

O seu responsável, Nelson Dias, explica que «trata-se de um projecto apoiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, que tem como objectivo geral disseminar o tema e a metodologia do Orçamento Participativo (OP) a nível nacional».

Pelo que em ternos específicos o projecto OP pretende «apoiar a adopção da metodologia de OP por parte das autarquias portuguesas; capacitar teórica e metodologicamente os diferentes intervenientes no desenvolvimento de processos de OP; criar instrumentos de apoio à implementação, desenvolvimento, monitorização e avaliação de processos de OP; promover a partilha de experiências e as relações em rede entre as autarquias promotoras do OP, e criar um manancial informativo e documental sobre o tema do OP, acessível aos mais variados actores interessados no tema».



ler o artigo