2010/01/11

Workshop Criativo - Exploradores de Competências

No Projecto ACE - Aging Challenge Education encontra-se estabelecido e contratualizado um quadro de exploração temática em torno daas metodologias Inovadoras na formação de animadores e formadores de adultos com idade avançada que pretendem manter-se activos e com elevada participação nos processo de aprendizagem.
No primeiro Workshop procurámos trabalhar o conceito de competências numa base teórica e operacional.
Pesquisámos a partir da experiência portuguesa de RVCC os mecanismos exploratórios que permitem relacionar as experiências vividas, dar sentido a essas experiências e sobretudo desconstruir os processos que conduziram a mudanças e a uma efectiva demonstração do "agir com competênca". Esta pesquisa foi realizada através de uma situação pretexto, lúdica e de expressão teatral denominada " à procura das competências dos nossos heróis de referência". A teatralização e os exercícios recuperaram momentos históricos importantes dos países presentes no workshop.
Este foi o primeiro workshop formativo realizada em Antwerpen (animado e desenvolvido por Carlos Ribeiro) ; outro workshop foi orientado por Sheila da Universidade de Cork - Republica da Irlanda e uma conferência foi realizada pela professora Julia da Universidade de Munster.