2010/02/19

ANIMAR PROPÕE FORTE INVESTIMENTO NA PEQUENA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E PROGRAMAS DE DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL


 Uma delegação da ANIMAR esteve presente no passado dia 17 de Fevereiro na Assembleia da República para participar na Audição que a Comissão Parlamentar da Agricultura, o Desenvolvimento Rural e as Pescas realizou às entidades representativas daqueles sectores no quadro do debate na especialidade do Orçamento Geral de Estado .
A delegação da ANIMAR foi categórica. O Orçamento tem que contemplar uma opção fundamental em matéria de agricultura e de desenvolvimento rural: a pequena produção, nomeadamente aquela que resulta de processos de agricultura de qualidade e até biológica, deve ter um peso central nas politicas públicas e deve ser considerada em pé de igualdade com as produções de grande escala. A  abordagem integrada no apoio à agricultura local e de pequena escala deve contemplar o agrupamento de agricultores, o turismo local, o artesanato, a comercialização dos produtos da economia local.
Júlio Ricardo e António Frazão da Cooperativa Terra Chã exemplificaram as abordagens a valorizar nos apoios públicos indicando o caminho da sustentabilidade como decisivo, sabendo-se que está incluído nesta visão uma abordagem solidária no campo ecológico, no domínio das diversas economias e no plano social com uma forte relação do “novo agricultor” com a natureza e a competitividade ao serviço da comunidade.
Foram ainda sugeridos por Carlos Ribeiro programas municipais  que viabilizem uma forte ampliação das experiências das Quintas Sociais e das Hortas Urbanas, como forma de combate à crise e à promoção da coesão social local.