2010/02/16

Caisse d'économie solidaire

Uma economia plural. Sustentável e solidária. Uma nova abordagem ao financiamento das actividades económicas. No Quebec, Canada. No nosso país tão criativo, noutras coisas, entrega-se o financiamento dos micronegócios à banca....tradicional. À tal do casino!!!
O debate sobre o microfinanciamento da economia local está por fazer. Recentemente no ISCTE foi realizada uma sessão pública sobre o tema. Na Manifesta de Peniche houve uma abordagem crítica por parte dos actores do desenvolvimento local. As experiências existentes, com maior destaque em Portugal, estão todas relacionadas com a banca tradicional. Em França estão a decorrer negociações entre entidades que apoiam a criação de empresas e o Credit Cooperatif para ser encontrada uma nova solução neste domínio.
A recente legislação publicada em Portugal sobre Microcrédito (entidades autorizadas) deve ser aprofundada nesta óptica.
Valerá a pena trabalhar o assunto em diversas escalas e realizar experiências locais, eventualmente no âmbito das Redes Sociais ou dos CLDS que se encontram em funcionamento pelo país fora.