2012/02/01

OFICINAS ECOSOL NO BARROSO

Numa acção de acompanhamento pós-instalação do dispositivo local de apoio aos novos projectos realizou-se no EcoMuseu do Barroso em Montalegre uma sessão de trabalho com promotores de novas iniciativas locais com a finalidade de trabalhar de forma mais fina o conceito de sustentabilidade e definir os passos seguintes para cada projecto em concreto.
Restauro, serviços turísticos, serviços de proximidade nas aldeias ás famílias, produção de artesanato, novas modalidades para comercialização dos produtos locais, foram temas de debate e de enriquecimento colectivo.
Os responsáveis do Ecomuseu e a equipa local estão empenhados em transformar estas iniciativas em referências práticas para o empreendedorismo local.
A Caixa de Mitos, nesta acção inserida no Programa da Animar financiado pelo Acordo de Cooperação com o IEFP, dá continuidade a uma actividade que está a trilhar novos caminhos no cruzamento entre modalidades convencionais de apoio a projectos empresariais locais e a lógica exploratória da economia solidária que equilibra o sentido do projecto com finalidades globais de sustentabilidade e desenvolvimento local.