2012/11/01

APRENDER NOS ESPAÇOS PÚBLICOS


O Programa CitiZens consiste numa Parceria de Aprendizagem Grundtvig apoiada pelo programa europeu Aprendizagem ao Longo da Vida. Trata-se de uma iniciativa de cooperação entre 9 países, oito da União Europeia e a Turquia (Espanha, Polónia, República Checa, Itália, Reino Unido, Eslovenia, Austria e Portugal). O parceiro em Portugal é a Caixa de Mitos que está a formalizar uma parceira local para realizar uma experimentação com populações locais em torno do tema. Teve início em Bilbao nos passados dias 29 e 30 de Outubro e terminará em 2014. A ideia central radica na Aprendizagem es Espaços Públicos.
No fundo admite-se que a exploração do potencial dos espaços comuns, sobretudo nas cidades, possa renovar e requalificar os processos de aprendizagem que são principalmente orientados pelo conceito escolar e dominados pela ideia da sala de aula.
Inserir na própria estratégia de planeamento urbanístico uma relação entre espaço público e aprendizagem é um desafio que implica diálogo entre quem realiza o planeamento e quem, no futuro, utilizará essa plataforma territorial para novas acções relacionadas com o desenvolvimento de novas competências.
Desta forma o desenvolvimento urbano e a educação-formação poderão ter que namorar muito mais, aproximarem-se nas suas dinâmicas estruturais e assumirem uma nova abertura a processos de integração.
Este primeiro tópico foi objecto de reflexão no encontro realizado com as Câmaras de  Bilbao e em Getxo pela parceria CitiZens. O Director de Departamento Urbanistico da Câmara de Bilbao Fernando Viñez assume claramente que só há participação dos cidadãos através de contactos directos e de proximidade e que os encontros e reuniões de auscultação serão válidos na medida em que não sejam confundidos os objectivos e que os temas relacionados com as necessidades locais estejam no centro do debate.  Da mesma forma em Getxo foi reafirmada a importância de estabelecer objectivos operacionais para esta participação local de forma a envolver as populações em acções que elas sintam como úteis e ao seu alcance de realização e decisão. O caso dos Mapas de Segurança locais que implicam uma permanente interacção entre os organismos, as associações e as populações locais serviu de exemplo para serem pensadas metodologias activas para definir no futuro o campo de cooperação entre espaços públicos e aprendizagem.
O próximo encontro desta parceria será em Janeiro 2013 em Graz na Austria.