2013/10/10

Modalidades criativas de aprendizagem nos espaços públicos das cidades



Teve lugar em Vicenza, no passado mês de Setembro,  mais um workshop de intercâmbio no âmbito do Programa CitiZens. Os representantes das cidades europeias envolvidas no projecto viveram uma entusiástica jornada de formação-acção realizada em bicicleta nas ruas da cidade. No fundo tratou-se de uma experiência- piloto inserida no processo de pesquisa e de desenvolvimento de  novas modalidades de formação que decorrem no espaço público urbano. A palavra de ordem da jornada foi “circular e aprender”.


(Artigo para a INFONET - Carlos Ribeiro - Correspondente Portugal)

Pegar numa bicicleta, circular em grupo pela cidade, parar nos pontos preestabelecidos  para ouvir, tomar notas, debater, conversar e finalmente terminar num circulo de auto-avaliação, já com as “máquinas em repouso”, constitui uma aventura certamente inolvidável para quem a protagoniza. O desafio que os parceiros italianos do Studio Centro Veneto, anfitriões do mais recente workshop europeu  do Programa CitiZens, lançaram aos participantes oriundos de Ancara, Graz, Cracóvia, Ljubljana, Plymouth e Lisboa (Praga e Bilbao não participaram na jornada italiana), representou um autêntico  “dois em um”, ou seja,  deram a conhecer a belíssima cidade de Vicenza aos visitantes e ao mesmo tempo proporcionaram uma experiência muito útil para a definição de um modelo participativo e flexível de formação, tendo por base o espaço público urbano. Nas sucessivas paragens que o grupo ciclista efectuou, no seu roteiro de visita à cidade, os temas de aprendizagem surgiram de forma espontânea através da  interacção dos aprendentes com o cenário vivo  do local e, consequentemente, apesar da orientação discreta do formador – guia, foram as experiências e os conhecimentos previamente adquiridos pelos adultos envolvidos que alimentaram em primeiro lugar o processo de aprendizagem colectiva.
Este processo de animação pedagógica surge aparentemente como mais fácil e até como menos exigente tendo em conta o quadro lúdico no qual ele decorre. Nada de mais enganador. Esta abordagem  coloca aos seus organizadores a necessidade de uma pesquisa prévia  dos locais e dos seus potenciais contributos para os percursos de aprendizagem dos adultos aprendentes e, sobretudo, reformula a relação formador/aprendentes numa base mais equilibrada em termos de autonomia e de estímulo à auto-aprendizagem.
Os temas abordados no Programa CitiZens serão contemplados num Guia que poderá servir num futuro próximo para os decisores políticos e os cidadãos das cidades europeias orientarem estratégias de utilização do espaço público ligadas à aprendizagem e à participação cidadã. O próximo workshop realiza-se em Ancara, na Turquia, já no mês de Novembro do corrente ano.