2014/03/15

A revista em revista

Carlos Ribeiro | Coordenador Editorial
issuu.com/carlosribeiro/docs/revista_agri_-_mar__o_2014?e=1769273/7107458



Esta edição da AGRI apresenta uma  diversidade temática superior às anteriores e certamente que ganha em substância e em interesse para os leitores. Pesquisámos temas actuais como o acolhimento em meio rural, alargámos o espectro temático à cultura e ao  espectáculo, iniciámos um ciclo de reportagens com a apanha da pêra rocha e começámos a dialogar com empresas e negócios que apresentam relação indirecta com a agricultura e o desenvolvimento rural, no presente caso o restaurante penichense Nau dos Corvos.
Continuámos a cobrir eventos e projectos destacando neste número de Inverno o Programa Rurban que é  apresentado de forma muito sumária atendendo ao facto da sua elaboração estar a ser objecto de um processo de co-construção,  ainda a decorrer, protagonizado pelos parceiros da Rede Rurban. Na ilustração do tema central relacionado com o acolhimento em meio rural apresentamos várias experiências que vão do Norte a Sul do país., com incidência em Alfandega da Fé, Rio Maior e S. Brás de Alportel.  Em matéria de eventos destacamos o Greenfest e a Feira de Caça e Gastronomia realizada nas Termas de Monfortinho.
Ana Lains encantou
Uma das linhas de aprofundamento das estratégias de Desenvolvimento Local, como já tivemos oportunidade de afirmar por ocasião da publicação do trabalho criativo da Arquitecta Cristina Rodrigues (Museu Rural Século XXI), situa-se na mobilização do capital cultural e identitário do mundo rural para consignar valor nos produtos e no conjunto da oferta das zonas rurais e consequentemente posicionar estes territórios na competitividade global em pé de igualdade com os restantes. O espectáculo realizado nos Jerónimos, que aqui destacamos, deu asas a uma portugalidade oculta que a voz de Ana Lains despertou e revelou. Houve magia no Museu Nacional de Arqueologia e Filipe Faria e as Adufeiras de Idanha reforçaram as emoções de todos s que viveram uma noite especial que dificilmente será esquecida.


A pêra rocha com sol a pique
Andar de balde na mão, entre árvores, carreiras e palotes,  com temperaturas nos 30-35 graus, foi o que fizemos para conhecer a realidade dos trabalhadores rurais sazonais que realizam a apanha da pêra rocha na região do Oeste. Para um produto que conta com uma elevada notoriedade e até com uma forte projecção mediática, não deixa de ser estranho o silêncio que se verifica em torno das condições de trabalho de milhares de homens, jovens, mulheres e até idosos que encontram neste curto período de verão uma fonte de rendimento que compensa as dificuldades económicas e sociais do dia-a-dia.  Em aspectos básicos e elementares das relações laborais e profissionais, esta incursão e vivência no seio dos grupos de trabalho da zona do Bombarral e Cadaval permitiu aferir da importância decisiva dos laços de camaradagem e de solidariedade entre os trabalhadores e entre as gerações  para fazer face a lógicas de organização de trabalho que remontam ao princípio do século XX.

O acolhimento e o apoio à instalação em meio rural
A par do Programa Rurban, os casos apresentados nesta AGRI  constituem apenas uma amostra das inúmeras iniciativas que estão em curso, pelo pais fora, no domínio do regresso à terra e da instalação de jovens, com projecto na agricultura ou noutras áreas do desenvolvimento rural, em meio rural. Os Novos Povoadores em Alfandega da Fé, a Associação H2O na Aldeia de Arrouquelas, Rio Maior  e a Iniciativa aHorta em vários concelhos algarvios, com destaque para S. Brás de Alportel, são casos que ilustram abordagens diversificadas ao tema e revelam que vale a pena ir mais longe e aprofundar os diversos campos de reflexão, sobretudo quando se pretende contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e agir, de imediato,  contra o a  destruição do mundo rural.
Estudo valoriza educação de adultos em meio rural
A importância do desenvolvimento de competências específicas e adaptadas às necessidades do meio rural é revelada na vertente Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida do estudo recentemente realizado com a coordenação científica de Fernando Oliveira Batista sobre as “Dinâmicas e politicas para o desenvolvimento rural”.  Trata-se de uma  investigação conduzida por dos subgrupos da equipa de estudo, neste caso liderada por Isabel Rodrigo. A criação de emprego e de actividades económicas de pequena escala em consequência das acções de educação e formação são alguns dos impactos analisados no documento sectorial.
Não abordamos nesta edição o Ano Internacional da Agricultura Familiar mas queremos destacar a sua pertinência e oportunidade face à importância que tem nos tempos actuais marcados pela aumento da pobreza das populações urbanas e rurais no nosso pais.