2014/04/11

Rússia e Azerbaijão procuram novos caminhos para a Educação de Adultos


Para preparar a  “International Adult Learners´Week” da UNESCO que se realiza  entre 22 e 30 de Abril, pedagogos e dirigentes de instituições russas e azeris realizaram um périplo ibérico entre 20 e 27 de Março. Visitaram Lisboa e Barcelona para contactar com novas abordagens à educação de adultos, nomeadamente as que se prendem com o reconhecimento e a validação de competências.
A “House of Europe in St. Petersburg”  é uma organização não-governamental (NGO) que criou na Cidade do Neiva, há 17 anos atrás, a Folk High School  dirigida aos cidadãos seniores. Actualmente dinamiza, em várias cidades da Rússia, uma rede de escolas com características similares. Nos últimos 8 anos iniciou, no âmbito dos programas transnacionais da UNESCO, uma interacção com vários países como a China, a Coreia do Sul, o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Canada e os EUA, para se inteirar das experiências relevantes dos países visitados e transferir para o contexto russo as práticas e orientações mais interessantes a nível mundial. O resultado destas incursões geográficas e temáticas está ser objecto de uma compilação de documentos, com referências científicas e práticas, que dará lugar à edição de vários volumes de uma publicação que verá a luz do dia muito em breve.
Seminário em finais de Abril
Entre 22 e 30 de Abril do corrente ano está agendada para St. Peterburgo a realização de um seminário cujo lema  é “Creating a culture of Lifelong Learning”. O objectivo central do evento consiste em consolidar no plano pedagógico e organizativo, as grandes áreas da educação de adultos, operacionalizando o sentido da “Aprendizagem ao longo da Vida” com destaque para a  participação cada vez mais activa dos aprendentes nos sistemas educativos.
O seminário vai envolver cientistas de diferentes países da Europa e da Ásia estando previsto o funcionamento dos dois Grupos permanentes de Trabalho,  “Folk High School” e “Beautiful School”. Uma outra vintena de reuniões e de encontros sobre temas relacionados com a educação de adultos funcionará na base das escolhas e opções dos participantes no seminário.
Encontro de Lisboa

A 20 de Março, num encontro muito informal, realizou-se em Lisboa uma sessão com os 25 professores universitários, directores de escola e repontáveis institucionais de diversos departamentos ligados à protecção social da Rússia e do Azerbeijão, que visitaram a capital portuguesa.
Foi realizada uma abordagem aos temas-chave que enquadram a experiência portuguesa de educação de adultos e, em complemento, foi apresentada pela Susana Oliveira da associação Kerigma ( também membro do Board da AEEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos), o processo operacional de validação de competências e de funcionamento dos Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, quando aqueles eram denominados  CNO – Centros Novas Oportunidades.
A abordagem pelas competências (em detrimento do conhecimento enciclopédico); o significado da experiência e a sua relação com a demonstração de competências na acção; a relação entre a cidadania activa e as acções de educação de adultos (numa estratégia freiriana) e por fim as pontes entre os processos educativos e o projecto de vida dos adultos participantes, foram os temas desenvolvidos ao longo da sessão, tendo provocado interrogações, interpelações e um debate muito vivo, que por certo se prolongará em St. Petersburgo no próximo semanário de finais de Abril.
Carlos Ribeiro