2009/03/30

Conferência de Belgrado - Plano de Acção para a Educação de Adultos na Sérvia poderá incorporar soluções de RVCC



No dia 17 de Março, em Belgrado, realizou-se a Conferência sobre o Plano de Acção sérvio para a Educação de Adultos, evento que foi presidido pelo Ministro da Educação da Sérvia e que contou com a presença de organismos públicos e privados de todo o país. Foram ainda convidados vários organimos internacionais como o Banco Mundial e a Fundação Europeia para a Formação e realizaram conferências temáticas especialistas em educação de adultos como Josf Reisenstein da Universidade de Bomberg, Eava - Inkert Sirelius da Associação Finlandesa para a Educação de Adultos.


A ANOP apresentou o modelo português de RVCC - Reconhecimento Validação e Certificação de Competências, o Programa Novas Oportunidades e a relação que aquela associação estabelece entre estas dinâmicas, o empreendedorismo social e o desenvolvimento local.


Nesta matéria há a sinalizar a grande curiosidade pelas soluções flexíveis do tipo Oficinas de Projectos e Comunidades Aprendentes.


Para além da participação na Conferência (que teve lugar no antigo Palácio da Jugoslávia) que os sérvios com maior sentido de humor denominam de Casa Branca, houve ainda oportunidade de realizar uma sessão na Sociedade Sévia para a Educação de Adultos e de trabalhar com os professores mais proeminentes do Departamento de Andrgogia da Universidade de Belgrado.


Alguns links com interesse sobre esta matéria:


https://sites.google.com/site/andragogija/





Os desafios de uma educação de adulto com maior capacidade de envolver os adultos em acções de auto - formação e de RVCC - Reconhecimento Validação e Certificação de Adultos estiveram a debate a par de temas relacionados com a literacia e a alfabetização.
Os responsáveis, com a colaboração directa da Universidade de Belgrado, teceram um quadro muito exigente em matéria de metas a serem alcaçadas, já que os níveis de escolarização da população, sobretudo da mais idosa é significativamente baixo.
Neste contexto a experiência portuguesa do Programa Novas Oportunidades foi muito bem acolhida e suscitou muito interesse nos participantes na Conferência. Da mesma forma a ligação que a ANOP estabelece entre os processos de qualificação, o projecto pessoal e profissional das pessoas e o desenvolvimento local, foi objecto de várias interpelações.






Uma parceria entre a Universidade de Belgrado e a ANOP poderá surgir deste encontro, sendo ainda previsível que uma visita a Portugal possa ocorrer para um contacto directo com as experiências em curso no nosso país.
A Presidente da Associação Finlandesa de Educação de Adultos, Eeva Sirelius, que é Vice Presidente da Associação Europeia para a Educação de Adultos e o Porf, Josf Reisenstein um reputado especialista da educação de adultos da Universidade de Bomberg deram um importante contributo para a reflexão desenvolvida.
Um representante da Fundação Europeia para a Formação Jean Raymond Masson teceu considerações importantes sobre os sistemas de educação de adultos na região e debruçou-se sobre as questões de financiamento público e comunitário possível neste momento, já que a Sérbia nem sequer o estatuto de candidato tem na sua relação com a União Europeia.