Sabendo-se da dificuldade que geralmente se verifica na
adopção de novas metodologias e
técnicas relacionadas com a educação de adultos, registou-se nos últimos
5 anos, no conjunto dos países membros da União Europeia e naqueles com os
quais existe uma cooperação organizada, uma clara progressão na aceitação do
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências a nível europeu. A
Infonet deu contributo relevante nesse processo de mudança.
Passar das aulas tradicionais para uma abordagem individualizada
e centrada, não na transmissão de conhecimentos, mas antes nas competências
desenvolvidas ao longo da vida implica uma grande alteração nos sistemas de
aprendizagem e nas mentalidades dominantes. Para persuadir os decisores
políticos e institucionais e os actores de terreno da bondade desta nova
plataforma de interacção com o adulto nada melhor que fornecer, divulgar,
promover casos práticos que ilustrem o funcionamento do processo na sua
globalidade e que demonstrem através de resultados palpáveis a eficácia e
eficiência desta opção comprando –a com as restantes.
Nesta matéria os diversos artigos, as entrevistas e outras
formas de divulgação de conferências e eventos que se realizaram nos
últimos anos, nos suportes
utilizados pela INFONET como é o caso da Infoletter e o site, tornaram-se
incontornáveis e constituem um capital precioso para todos os interessados nas
vertentes informais e não-formais da educação de adultos.
Em síntese o contributo da INFONET para a inovação social a
nível europeu é digno de registo e particularmente valorizado em Portugal, país
que apostou fortemente na última década nestes sistemas abertos e fortemente
participados.