Para preparar a “International Adult Learners´Week” da
UNESCO que se realiza entre 22 e
30 de Abril, pedagogos e dirigentes de instituições russas e azeris realizaram
um périplo ibérico entre 20 e 27 de Março. Visitaram Lisboa e Barcelona para
contactar com novas abordagens à educação de adultos, nomeadamente as que se
prendem com o reconhecimento e a validação de competências.
A “House of Europe in St. Petersburg” é uma organização não-governamental (NGO)
que criou na Cidade do Neiva, há 17 anos atrás, a Folk High School dirigida aos cidadãos seniores. Actualmente
dinamiza, em várias cidades da Rússia, uma rede de escolas com características
similares. Nos últimos 8 anos iniciou, no âmbito dos programas transnacionais
da UNESCO, uma interacção com vários países como a China, a Coreia do Sul, o Brasil,
a Argentina, o Uruguai, o Canada e os EUA, para se inteirar das experiências
relevantes dos países visitados e transferir para o contexto russo as práticas
e orientações mais interessantes a nível mundial. O resultado destas incursões
geográficas e temáticas está ser objecto de uma compilação de documentos, com
referências científicas e práticas, que dará lugar à edição de vários volumes
de uma publicação que verá a luz do dia muito em breve.
Seminário em finais
de Abril
Entre 22 e 30 de Abril do corrente ano está agendada para
St. Peterburgo a realização de um seminário cujo lema é “Creating a culture of Lifelong Learning”. O objectivo
central do evento consiste em consolidar no plano pedagógico e organizativo, as
grandes áreas da educação de adultos, operacionalizando o sentido da
“Aprendizagem ao longo da Vida” com destaque para a participação cada vez mais activa dos aprendentes nos
sistemas educativos.
O seminário vai envolver cientistas de diferentes países da
Europa e da Ásia estando previsto o funcionamento dos dois Grupos permanentes
de Trabalho, “Folk High School” e
“Beautiful School”. Uma outra vintena de reuniões e de encontros sobre temas
relacionados com a educação de adultos funcionará na base das escolhas e opções
dos participantes no seminário.
Encontro de Lisboa
A 20 de Março, num encontro muito informal, realizou-se em
Lisboa uma sessão com os 25 professores universitários, directores de escola e
repontáveis institucionais de diversos departamentos ligados à protecção social
da Rússia e do Azerbeijão, que visitaram a capital portuguesa.
Foi realizada uma abordagem aos temas-chave que enquadram a
experiência portuguesa de educação de adultos e, em complemento, foi
apresentada pela Susana Oliveira da associação Kerigma ( também membro do Board
da AEEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos), o processo
operacional de validação de competências e de funcionamento dos Centros de
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, quando aqueles eram
denominados CNO – Centros Novas
Oportunidades.
A abordagem pelas competências (em detrimento do
conhecimento enciclopédico); o significado da experiência e a sua relação com a
demonstração de competências na acção; a relação entre a cidadania activa e as
acções de educação de adultos (numa estratégia freiriana) e por fim as pontes
entre os processos educativos e o projecto de vida dos adultos participantes,
foram os temas desenvolvidos ao longo da sessão, tendo provocado interrogações,
interpelações e um debate muito vivo, que por certo se prolongará em St.
Petersburgo no próximo semanário de finais de Abril.
Carlos Ribeiro