2014/05/16

Dia da Europa deu destaque aos programas de cidadania


O Dia da Europa teve comemoração especial em 2014. As áreas centrais de Lisboa, Praça da Figueira e Rossio, foram palco de manifestações diversas num período mais alargado que o habitual. As eleições europeias, que se realizam já no próximo dia 25 de Maio, não terão sido alheias a esta iniciativa que envolveu muitas instituições e parceiros.



O ERASMUS+ teve um destaque significativo e no seio deste o Programa Juventude em Acção revelou um especial dinamismo.
O tema recorrente das perguntas e das interpelações prendeu-se com a mobilidade e os apoios disponíveis para quem quer realizar uma experiência num país estrangeiro, e particularmente naqueles que são membros da União.


O BIS - Banco de Inovação Social e outros projectos foram apresentados num pequeno auditório instalado na grande tenda da Figueira e a atenção dos visitantes esteve concentrada particularmente nas referências do domínio do emprego.

Uma casal jovem que já tinha a sua marcação de viagem aérea para a Alemanha, com intenções de encontrar trabalho a curto prazo, foi encaminhado pelos serviços de informação do Parlamento Europeu para o EURES (serviço de emprego europeu). "Ali terão toda a informação que precisam" adiantou a técnica de acolhimento de T-shirt azul. Uma situação no mínimo intrigante pelo facto dos eleitos no principal órgão da democracia europeia (o PL) invocarem uma oposição à imigração forçada e consequentemente defenderem os direitos elementares dos cidadãos da Europa no sentido de se poder viver no seu país de origem com as condições mínimas estabelecida no modelo social europeu.

ver fotos https://plus.google.com/photos/110910244987634632982/albums/6014070734712314497