Teve lugar em Vicenza, no passado mês de Setembro, mais um workshop de intercâmbio no
âmbito do Programa CitiZens. Os representantes das cidades europeias envolvidas no projecto viveram uma entusiástica jornada de formação-acção realizada em bicicleta nas ruas da cidade. No fundo tratou-se de uma experiência- piloto inserida no processo de pesquisa e de desenvolvimento de novas modalidades de formação que decorrem no espaço público urbano. A palavra de
ordem da jornada foi “circular e aprender”.
(Artigo para a INFONET - Carlos Ribeiro - Correspondente Portugal)
Pegar numa bicicleta, circular em grupo pela cidade, parar
nos pontos preestabelecidos para ouvir,
tomar notas, debater, conversar e finalmente terminar num circulo de
auto-avaliação, já com as “máquinas em repouso”, constitui uma aventura
certamente inolvidável para quem a protagoniza. O desafio que os parceiros italianos do Studio Centro Veneto, anfitriões do mais recente workshop europeu do Programa CitiZens, lançaram aos
participantes oriundos de Ancara, Graz, Cracóvia, Ljubljana, Plymouth e Lisboa
(Praga e Bilbao não participaram na jornada italiana), representou um autêntico “dois em um”, ou seja, deram a conhecer a belíssima cidade de
Vicenza aos visitantes e ao mesmo tempo proporcionaram uma experiência muito
útil para a definição de um modelo participativo e flexível de formação, tendo
por base o espaço público urbano. Nas sucessivas paragens que o grupo
ciclista efectuou, no seu roteiro de visita à cidade, os temas de aprendizagem
surgiram de forma espontânea através da interacção dos aprendentes com o cenário vivo do local e, consequentemente, apesar da
orientação discreta do formador – guia, foram as experiências e os conhecimentos previamente
adquiridos pelos adultos envolvidos que alimentaram em primeiro lugar o processo
de aprendizagem colectiva.
Este processo de animação pedagógica surge aparentemente
como mais fácil e até como menos exigente tendo em conta o quadro lúdico no
qual ele decorre. Nada de mais enganador. Esta abordagem coloca aos seus organizadores a
necessidade de uma pesquisa prévia dos locais e dos seus potenciais contributos para os percursos
de aprendizagem dos adultos aprendentes e, sobretudo, reformula a relação
formador/aprendentes numa base mais equilibrada em termos de autonomia e de
estímulo à auto-aprendizagem.
Os temas abordados no Programa CitiZens serão contemplados
num Guia que poderá servir num futuro próximo para os decisores políticos e os cidadãos das cidades europeias orientarem estratégias de utilização do espaço público ligadas à
aprendizagem e à participação cidadã. O próximo workshop realiza-se em Ancara,
na Turquia, já no mês de Novembro do corrente ano.